Aneurisma da aorta abdominal ou dilatação
abdômen | Cardiologia | Aneurisma da aorta abdominal ou dilatação (Disease)
Descrição
Os aneurismas são definidos como uma dilatação focal dentro de uma artéria , com , pelo menos, um aumento de 50 % em relação ao seu diâmetro normal . Assim , um alargamento de pelo menos 3 cm de aorta abdominal se enquadra na definição . Aneurismas da aorta abdominal (AAAS ) são relativamente comuns e são potencialmente fatais.
A maioria das AAAs são assintomáticos , e muitos são detectados como um achado incidental em diagnóstico por imagem obtida por outras razões. Existe uma vasta série de apresentações clínicas e AAA deve ser considerada no diagnóstico diferencial de uma série de sintomas .
Causas e fatores de risco
AAA geralmente resulta da degeneração na média da parede arterial , conduzindo a dilatação lenta e contínua do lúmen do vaso . Causas incomuns incluem infecção, necrose cística da média , arterite , trauma, doenças do tecido conjuntivo herdadas, e rompimento de anastomose .
AAAs geralmente afeta homens brancos idosos . Fumar parece ser o fator de risco mais fortemente associado com AAA. Além de aumentar a idade eo sexo masculino , outros fatores incluem o aumento da altura, peso , índice de massa corporal e área de superfície corporal. Um agrupamento familiares foi observado em 15-25% dos pacientes submetidos a correção cirúrgica de AAA . O sexo feminino , raça Africano-americanos, ea presença de diabetes mellitus são negativamente associado com AAA .
Diagnóstico e Tratamento
A ultra-sonografia é a ferramenta de imagem padrão para AAA . Cabeceira ecografia de emergência deve ser realizado imediatamente se houver suspeita de AAA .
O tratamento dos aneurismas da aorta abdominal ( AAAS) é com a reparação cirúrgica . Quando indicado , os aneurismas não rotos podem sofrer reparo eletivo . A combinação de rastreamento ultra-sonográfico , redução do risco pré-operatório, e novas técnicas minimamente invasivas estender o tratamento de aneurisma da aorta em uma população cada vez mais idosa. Rompidos AAAs exigir a reparação cirúrgica de emergência . ...