Curso ( CVA )
cabeça | Neurologia | Curso ( CVA ) (Disease)
Descrição
O sangue flui continuamente através dos vasos sanguíneos por todo o corpo. O sangue oxigenado é bombeado pelo coração em artérias, e depois alimentando vários órgãos, retorna ao coração através das veias. A partir daqui ele vai ser empurrado para os pulmões, onde o oxigênio é carregado novamente, voltando para o coração e novamente em circulação servindo os órgãos.
A trombose é um fenómeno patológico consiste na formação de um trombo (coágulo composto por fibrina, a glóbulos brancos e plaquetas) numa artéria ou numa veia. Existem diferentes tipos de trombose: a trombose de uma artéria coronária pode causar oclusão e, conseqüentemente, a ocorrência de infarto do miocárdio; trombose das artérias da perna treinar isquemia aguda, na supressão de toda uma irrigação filiação partidária, por vezes, leva a gangrena que pode exigir amputação; trombose de uma veia, o que ocorre na maioria das vezes na perna, é responsável por uma flebite; A trombose pode atingir diferentes órgãos digestivos, por exemplo, intestino (provocando isquemia intestinal) ou dois pontos (o que implica uma colite isquêmica) e da veia porta (trombose é quando o tumor ou origem infecciosa) ou ânus; trombose de destino artérias cerebral (artéria carótida primitiva ou interna, artéria vertebral ou tronco basilar) pode ser responsável por acidente vascular cerebral isquêmico e manifesta-se por território cerebral sensorial ou déficit motor correspondente alcançado. trombose de veias cerebrais pode ser enfatizado por dores de cabeça e convulsões, e pode resultar em acidente vascular cerebral isquêmico de origem venosa.
Causas e fatores de risco
A trombose pode ser favorecida por uma placa (depósito de gordura), a lenta circulação (estagnação do sangue ou de insuficiência cardíaca poliglobuly) ou uma alteração de hemostase que provoca um estado de hipercoagulabilidade (deficiência em antitrombina III, proteína C e S). gravidez, o período após a cirurgia, tomar contraceptivos orais e tabagismo são fatores que favorecem.
Diagnóstico e Tratamento
Diferentes medicamentos são utilizados no tratamento preventivo ou curativo de trombose, antiplaquetário como aspirina e ticlopidina, anticoagulantes como heparina e antagonistas de vitamina K, trombolíticos. A trombectomia (ablação trombo) é realizada em caso de emergência. . . . ...