A febre tifóide ( infecção por salmonela typhi )
abdômen | Gastroenterologia | A febre tifóide ( infecção por salmonela typhi ) (Disease)
Descrição
Tifóide é uma doença infecciosa grave causada por uma bactéria chamada Salmonella typhi . Tifóide pode entrar em contato através da ingestão de bactérias presentes na água ou comida. As bactérias encontradas nas fezes e urina de pessoas infectadas.
Sintoma predominante da doença é a febre alta ( 39-40 graus ) , que é mantida ao longo da doença . Outros sintomas incluem : diarréia ; perda de apetite ; fadiga ; dor de cabeça ; dores no corpo ; letargia ; erupção cutânea no abdômen .
Causas e fatores de risco
Assim, a água pode ser contaminada pela descarga de resíduos de esgoto , e os alimentos podem ser contaminados se tocado por pessoas infectadas que não lavam as mãos depois de usar o banheiro. As bactérias podem sobreviver várias semanas em água ou resíduos secos . Algumas pessoas foram infectadas e não apresentam sintomas da doença, mas estes continuam a ser os portadores do vírus , tornando-se possíveis fontes de infecção. Após ser ingerido, as bactérias atingem o intestino delgado para a corrente sanguínea , onde ele vai. Aqui é engolido pelos fagócitos , células do sistema imunológico que embalam e destroem microorganismos nocivos. Mas Salmonella typhi sobreviver fagócitos dentro, onde se multiplicam . Depois de 10-14 dias após a infecção , as bactérias multiplicam-se e estão vazando um lote de fagócitos no sangue , provocando sintomas .
Bactérias passar sangue em órgãos internos tais como o fígado , vesícula biliar , do baço , da medula óssea , tecido linfóide do intestino , provocando a sua inflamação . Para causar sangramento intestinal doença intestinal ou perfuração intestinal . O furo formado no conteúdo intestinal vazamento parede do intestino , a cavidade abdominal . Esta fuga provoca irritação e inflamação do peritoneu , causando peritonite , uma condição que pode ser fatal .
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico pode ser feito com base nos sintomas clínicos. Para os testes de confirmação realizados com amostras obtidas a partir de culturas de sangue , fezes , urina ou da medula óssea do paciente .
A febre tifóide é tratada com antibióticos tais como cloranfenicol , ampicilina ou ciprofloxacina . Os antibióticos mais comumente utilizados são a ampicilina e amoxicilina . A maioria dos pacientes que são submetidos a terapia são recoverig sem problemas . Existe uma vacina contra a febre tifóide , mas não é recomendado a menos que as pessoas que viajam para países subdesenvolvidos , onde podem ser expostos à doença . ...