Coledocolitíase (pedra nos canais biliares )
abdômen | Gastroenterologia | Coledocolitíase (pedra nos canais biliares ) (Disease)
Descrição
Coledocolitíase é uma das complicações da colelitíase ( cálculos biliares ) .
Os sintomas geralmente não ocorrem , a menos que os blocos de pedra do ducto biliar comum . Os sintomas que podem ocorrer são: dor abdominal no abdome superior direito ou média alta , febre, perda de apetite, icterícia (amarelamento da pele e do branco dos olhos ), náuseas e vômitos. Bloqueio e infecção causada por pedras no trato biliar pode ser fatal .
Causas e fatores de risco
Os cálculos biliares são produzidos dentro da vesícula biliar , o órgão que retém biliares excretados a partir do fígado . A pedra pode ser constituído por pigmentos biliares ou sais de cálcio e de colesterol . As pedras são desenvolvidas quando há um distúrbio ou mudanças na formação da bílis .
A segunda razão é os traços de proteínas na bile , juntamente com o fígado que pode incentivar ou frear o processo de cristalização do colesterol na vesícula biliar. Um fator de risco para isso é divertículo duodenal. Complicação como cirrose biliar , colangite e pancreatite pode acumular .
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é confirmado após a seguinte investigação : exame de sangue (nível de bilirrubina, níveis de enzimas hepáticas , testes de função hepática , contagem de glóbulos brancos ) e imagiologia médica (ultra-som abdominal, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE ), ressonância magnética colangiopancreatografia ( CPRM ) , por colangiografia trans ( PTCA) .
O objetivo do tratamento é aliviar o bloqueio. O tratamento pode envolver cirurgia para remover a vesícula biliar e pedras. ...