Dengue
cabeça | Medicina de emergência | Dengue (Disease) 
Descrição 
A dengue é uma doença aguda de início súbito, que geralmente segue um curso benigno, com sintomas como dor de cabeça, febre, cansaço, dor muscular severa e nas articulações, gânglios inchados (linfadenopatia), e erupção cutânea. 
Causas e fatores de risco 
A dengue é uma doença que é comumente causada por uma família de vírus que são transmitidos por mosquitos. A presença (a tríade dengue) de febre, erupção cutânea, dor de cabeça e (e outras dores) é particularmente característico de dengue. Outros sinais de dengue incluem sangramento nas gengivas, dor atrás dos olhos, e as palmas das mãos e solas vermelhas. 
A dengue varia em gravidade de uma síndrome gripal leve até uma doença grave. A dengue pode evoluir para as formas mais graves da doença: febre hemorrágica da dengue e síndrome do choque da dengue. 
Mais grave, mas menos comum, as formas da doença incluem febre hemorrágica da dengue e síndrome do choque da dengue. Dentre essas doenças, os sintomas se assemelham aos da dengue, mas pode progredir para desmaio, choque e hemorragia generalizada. 
Diagnóstico e Tratamento 
Não existe um tratamento específico e nem vacina. A melhor maneira de se proteger contra a dengue é evitar picadas de mosquito, quando em áreas tropicais e subtropicais afetados. A doença pode durar até 10 dias, com a recuperação muitas vezes levando duas a quatro semanas. 
Para dengue típico, o tratamento é puramente preocupado com o alívio dos sintomas. Repouso e ingestão de líquidos para a hidratação adequada é importante. Aspirina e medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides só devem ser tomadas sob supervisão de um médico por causa da possibilidade de agravamento complicações hemorrágicas. Paracetamol e codeína pode ser concedida por fortes dores de cabeça e para dores articulares e musculares (mialgia). ...
