Erisipela
pele | Dermatologia | Erisipela (Disease)
Descrição
Erisipela é uma infecção que pode ocorrer em qualquer parte da pele, incluindo o rosto, braços , dedos, pernas e pés , mas tende a favorecer as extremidades. O tecido adiposo é mais suscetível à infecção, e áreas faciais tipicamente ao redor dos olhos , orelhas e bochechas.
Os pacientes geralmente desenvolvem sintomas, incluindo febre alta, agitação , calafrios , fadiga, dores de cabeça , vômitos e doenças em geral no prazo de 48 horas após a infecção inicial. A lesão cutânea eritematosa amplia rapidamente e tem uma borda bem demarcadas levantadas . Ele aparece como uma erupção vermelha , inchada, quente , endurecido e doloroso, de consistência idêntica à de uma casca de laranja. Infecções mais graves podem resultar em vesículas, bolhas e petéquias , com possível necrose da pele. Os linfonodos podem ser inchado e linfedema pode ocorrer. Ocasionalmente, uma faixa vermelha que se estende até o linfonodo pode ser visto.
Causas e fatores de risco
Erisipela é uma infecção causada por um Streptococcus do grupo de bactérias que envolvem a pele . Ela pode afetar crianças e adultos. Um corte na pele , problemas de drenagem de linfa , e úlceras da pele aumentam o risco de infecção . 20 % dos casos envolvem o rosto .
Esta doença é mais comum entre os idosos , bebês e crianças . Pessoas com deficiência imunológica , diabetes , alcoolismo, ulceração da pele , infecções fúngicas e drenagem linfática prejudicada (por exemplo, após a mastectomia , cirurgia pélvica , revascularização do miocárdio ) também estão em maior risco .
A infecção repetida das extremidades pode levar ao inchaço crónica ( linfadenite ) .
Diagnóstico e Tratamento
Terapia depende da gravidade da doença . Alguns pacientes podem ser tratados com antibióticos por via oral e em ambulatório , enquanto outros precisam de um acompanhamento atento e medicamentos intravenosos . Os medicamentos comumente usados são: penicilina , cephelexin ( Keflex ) , azithromcin (Z- Pac ) , ou eritromicina. ...