Leishmaniose mucocutânea
pele | Dermatologia | Leishmaniose mucocutânea (Disease)
Descrição
A leishmaniose cutânea é a forma mais comum de leishmaniose . A leishmaniose visceral é uma forma grave em que os parasitas têm migrado para os órgãos vitais .
A leishmaniose é uma doença causada por protozoários parasitas que pertencem ao gênero Leishmania e transmitida pela picada de certas espécies de flebotomíneos ( subfamília Phlebotominae ) . Embora a maioria da literatura menciona apenas um gênero Leishmania transmitir aos seres humanos ( Lutzomyia ) nos Estados Unidos, um estudo de 2003 por Galati sugeriu uma nova classificação para flebotomíneos americanos , elevando vários subgêneros ao nível de gênero . No resto do mundo , o Phlebotomus gênero é considerado o vetor da leishmaniose .
Causas e fatores de risco
A maioria das formas da doença são transmissíveis apenas a partir de animais ( zoonoses ) , mas alguns pode ser transmitida entre humanos . A infecção humana é causada por cerca de 21 de 30 espécies que infectam mamíferos . Estes incluem o complexo L. donovani com três espécies ( L. donovani , L. infantum e L. chagasi ) ; o complexo L. mexicana , com quatro principais espécies (L. mexicana , L. amazonensis e L. venezuelensis ); L. tropica ; L. major ; L. aethiopica ; e do subgênero Viannia com quatro espécies principais (L. (V. ) braziliensis , L. ( V. ) guyanensis , L. ( V. ) panamensis e L. (V. ) peruviana ) . As diferentes espécies são morfologicamente indistinguíveis , mas podem ser diferenciadas por análise de isoenzima , análise da sequência de DNA , ou anticorpos monoclonais .
Diagnóstico e Tratamento
Podem ser necessárias medidas de apoio (por exemplo, nutrição adequada , transfusões , antibióticos para infecção bacteriana secundária ) para os pacientes com leishmaniose visceral. A cirurgia reconstrutiva pode ser necessária se a leishmaniose mucocutânea grosseiramente distorce o nariz ou boca, mas a cirurgia deve ser adiada para 6 a 12 meses após a terapia para evitar a perda de enxertos por causa de recaídas . Esta forma freqüentemente recai , assim como a forma visceral em pacientes com AIDS. O tratamento com terapia anti-retroviral altamente ativa (HAART ) pode reduzir o risco de recaída.
Drogas são dadas ; seleção depende do tipo de doença , espécie infectante , padrão de resistência , e localização geográfica. ...