Ototoxicidade (toxicidade audição)
Geral ou Outros | - Outros | Ototoxicidade (toxicidade audição) (Disease)
Descrição
A ototoxicidade é, simplesmente, o envenenamento da orelha, que resulta da exposição a drogas ou produtos químicos que danificam o ouvido interno ou o nervo vestíbulo-coclear. Porque o ouvido interno está envolvido na audição e equilíbrio, a ototoxicidade pode resultar em perturbações de um ou ambos esses sentidos.
Causas e fatores de risco
As partes do cérebro que recebe audição e equilíbrio informações do ouvido interno também pode ser afetada pelo veneno, mas isso não é tecnicamente considerada ototoxicidade e não serão abordados nesta ficha de informação. O grau de dano ao ouvido depende de que tipo de droga a criança estiver a tomar, o quanto e por quanto tempo.
A ototoxicidade pode ser temporária ou permanente. O efeito de certas drogas é muitas vezes temporária, enquanto outras drogas normalmente produzem alterações permanentes no ouvido. Algumas drogas podem causar tanto problemas temporários ou permanentes. É importante notar aqui que a grande maioria das pessoas que experimentam ototoxicidade têm uma forma temporária ou reversível que não resulta em uma ruptura maior ou de longo prazo em suas vidas.
Algumas crianças podem detectar problemas de audição óbvias, geralmente em ambas as orelhas (chamados de perda auditiva bilateral). Eles podem ter problemas para ouvir certas coisas, a partir de sons de alta-frequência para falar se há ruído de fundo. Ou eles podem ter zumbido, que pode causar zumbido irritante que não apenas nos ouvidos, mas outros sons estranhos como assobios, zumbidos, sussurros e rugindo. Às vezes, porém, só há um dano limitado, e as crianças podem até não notar um problema. Ou eles só poderão ter dificuldade em ouvir sons de alta frequência, enquanto tudo o mais soa perfeitamente claro.
Diagnóstico e Tratamento
Embora a investigação continua em drogas para prevenir ou reverter a ototoxicidade, atualmente não há nenhuma maneira infalível para revertê-la. A boa notícia, porém, é que o ouvido pode só precisa de tempo para se curar.
E algumas crianças podem ter mais nenhuma audição ou problemas de equilíbrio, se eles podem parar de tomar a medicação que está causando seus sintomas. Os médicos podem ser capazes de ajudar a manter a problemas devido à ototoxicidade se agrave, alterando a dosagem ou medicação. No entanto, isso nem sempre é possível - alguns medicamentos são fundamentais para combater infecções ou doenças específicas, o que pode significar que a mudança para um medicamento diferente ou a redução da dose não é apenas uma opção. Essas crianças podem se beneficiar da terapia e da fala (LIP) leitura auditivo ou ouvindo.
Aqueles com sérios danos ao ouvido interno também pode precisar de um aparelho de amplificação, aparelho auditivo, ou implante coclear. ...