Doença renal policística
pélvis | Urologia | Doença renal policística (Disease)
Descrição
Doença renal policística (PKD) é um grupo de desordens monogênicas que resultem em desenvolvimento cisto renal. A morbidade associada com as formas mais comuns, autossômica dominante PKD ( ADPKD ) e autossômica recessiva PKD ( ARPKD ) , é em grande parte limitado ao rim e fígado (e , em ADPKD , vasculatura ) e estende-se desde recém-nascidos até a velhice.
É comum que as pessoas saudáveis , especialmente as pessoas mais velhas , para se desenvolver, uma, duas, ou até mesmo alguns cistos inofensivos em um rim. Estes geralmente não causam problemas e não são devido à doença renal policística .
Causas e fatores de risco
Doença renal policística é uma condição genética . Isto significa que um ou mais de seus genes está com defeito que resulta em você fazendo com que muitos cistos em thekidneys . Existem diferentes tipos de doença renal policística . A doença se desenvolve muito lentamente e, portanto, os sintomas e problemas normalmente não se desenvolvem até a fase adulta . Mais e mais cistos, às vezes, até várias centenas, desenvolver ao longo dos anos.
O tamanho da maioria dos cistos variam desde o tamanho de uma cabeça de alfinete a 2 cm de diâmetro . No entanto , alguns podem tornar-se muito maior . Os cistos em pressionar as partes normais do rim e gradualmente substituir a maior parte do tecido renal normal . Com o tempo , este afecta a função do rim, sendo cada vez menos tecido normal do rim é capaz de filtrar o sangue . Em muitos casos , a função dos rins , eventualmente torna-se tão forte que a falha renal em fase terminal desenvolve .
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico ea extensão da doença pode ser determinada com os seguintes testes: ultra-som abdominal , tomografia computadorizada abdominal , exame de ressonância magnética abdominal , IVP , e exames de sangue para medir a função renal. Os pacientes com dores de cabeça podem precisar de exames para descartar um aneurisma cerebral associada.
Terapia envolve lidar com as complicações secundárias da doença. Medicamentos e tratamento incluem: medicamentos de alto pressão arterial, medicamentos para a dor , antibióticos para infecções do trato urinário, e diálise por insuficiência renal. A cirurgia é ocasionalmente necessária para grandes cistos causando danos aos órgãos adjacentes. ...