Astrocitoma ou tumor cerebral glioma
cabeça | Oncologia | Astrocitoma ou tumor cerebral glioma (Disease)
Descrição
Astrocitoma é um tumor que se inicia no cérebro ou na medula espinhal em pequenas células em forma de estrela chamadas astrócitos . A localização do tumor depende da idade da pessoa . Em adultos, na maioria das vezes astrocytomas surgem no cérebro , enquanto que em crianças, elas podem surgir no tronco cerebral , cérebro e cerebelo .
Astrocitomas são o tipo mais comum de glioma , um tumor proveniente de células gliais ( de suporte) células no sistema nervoso . O tipo mais grave e comum é chamado glioblastoma multiforme .
Os sintomas mais comuns de um astrocitoma incluem: dor de cabeça e sintomas que podem acompanhar a dor de cabeça ( náuseas, vómitos) . Outros sintomas de um astrocitoma podem incluir: sentido alterado cheiro , afasia , ataxia, alteração da visão , confusão , tonturas, perda de audição , perda de memória , dormência em um braço ou perna. Os sintomas menos comuns de um astrocitoma são: perda de consciência , convulsões, alterações de personalidade (depressão) e comportamento incomum .
Causas e fatores de risco
Fator de risco para astrocitoma incluem: exposição à radiação - algumas pessoas expostas a altas doses de radiação parecem ter um risco aumentado de câncer no cérebro ; exposição a certos produtos químicos ( refino de petróleo , fabricação de borracha ) e neurofibromatose.
Diagnóstico e Tratamento
A tomografia computadorizada (TC ) ou ressonância magnética ( RM) é necessário para caracterizar a extensão destes tumores (tamanho, localização, consistência) .
O tratamento de um astrocitoma depende do tipo , tamanho e localização do cancro . Medidas de tratamento geralmente incluem uma combinação de cirurgia , medicamentos corticosteróides , anticonvulsivantes , quimioterapia e radioterapia. ...