Inutilidade ou depressão
cabeça | Psiquiatria | Inutilidade ou depressão (Symptom)
Descrição
Depressão, conhecido entre os especialistas como a depressão maior (ou desordem unipolar) é um dos distúrbios de humor, e é caracterizada pelo aparecimento de um ou mais episódios depressivos graves. De acordo com estudos epidemiológicos, alta prevalência de depressão maior em mulheres varia de 5-9% e 2-3% nos homens, com maiores valores entre 25 e 44 anos de idade e um pequeno pico na adolescência. O risco de episódio depressivo maior na vida chega a até 25% para as mulheres e 12% para os homens.
Causas
A opinião geral aceita em transtorno depressivo maior é que esta doença tem um determinismo multifatorial, pois eles estão envolvidos na gênese de muitas causas. Fatores etiológicos incriminadas podem ser agrupados em três grandes categorias: biológicos, psicológicos e sociais.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais IV (DSM-IV) critérios diagnósticos para um episódio depressivo maior são: Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao nível anterior de funcionamento, pelo menos um dos sintomas é humor deprimido ou perda de interesse ou prazer: humor deprimido (agudo senso equivalente a tristeza, o vazio interior) na maior parte do dia, quase todos os dias em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável; anedonia (redução acentuada de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades), a maior parte do dia, quase todos os dias, atividades ou hobbies mesmo realizando feliz não dar prazer à pessoa afetada.
Perda de peso ou ganho de peso significativo não relacionado a uma dieta especial (por exemplo, uma mudança de mais de 5% do peso corporal em um mês) ou diminuição / aumento do apetite quase todos os dias (apreciando que muitas forças indivíduos é comer); insônia ou hipersonia (episódios prolongados de sono, acordando-up dificuldade) quase todos os dias; agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias; fadiga (cansaço, exaustão) ou falta de energia quase todos os dias, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada quase todos os dias; redução da capacidade de pensar ou de se concentrar ou indecisão quase todos os dias; pensamentos recorrentes de morte (não apenas medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico ou uma tentativa de suicídio ou um plano específico para cometer suicídio. ...