A leucoplasia ou língua Branco
boca | Odontologia | A leucoplasia ou língua Branco (Symptom)
Descrição
Leucoplasia oral ( OL ) é uma mancha branca ou de placa que não pode ser facilmente removido , não pode ser caracterizada clinicamente ou histologicamente como qualquer outra condição , e não está associada com qualquer agente causador física ou química com excepção do tabaco . Portanto , um processo de exclusão estabelece o diagnóstico da doença .
Em geral , o termo leucoplasia implica apenas o quadro clínico de uma placa branca aderente persistente . O termo carrega absolutamente nenhuma conotação histológica , embora , inevitavelmente , alguma forma de distúrbio do epitélio da superfície é característica.
Causas
A causa da leucoplasia é desconhecida, mas o tabaco , se fumada , mergulhado ou mastigados , é considerado o principal culpado do seu desenvolvimento .
A leucoplasia normalmente não é perigosa, mas às vezes pode ser grave. Embora a maioria dos patches de leucoplasia são benignos, uma porcentagem pequena mostra sinais precoces de câncer, e muitos tipos de câncer da boca ocorrer próximo às áreas de leucoplasia . Por essa razão, o melhor é ver o dentista se as mudanças na boca são incomuns e persistente.
A leucoplasia pode ter várias aparências. As alterações ocorrem geralmente na gengiva , o interior das bochechas , o fundo da boca e , por vezes , a língua . A leucoplasia pode aparecer como manchas brancas ou acinzentadas que não pode ser apagado , áreas irregulares ou flat- texturizado , áreas espessas ou endurecidos , levantado, lesões vermelhas ( eritroplasias ), que são mais propensos a mostrar alterações pré-cancerosas
Um tipo de leucoplasia chamada leucoplasia pilosa afeta principalmente pessoas cujo sistema imunológico foi enfraquecido por medicamentos ou doenças, especialmente o HIV / AIDS. Leucoplasia pilosa provoca fuzzy, manchas brancas que se assemelham dobras ou saliências nas laterais da língua. Seu frequentemente confundida com candidíase oral - uma infecção caracterizada por manchas brancas cremosas na área que se estende desde a parte de trás de sua garganta até o topo do esófago ( faringe) e o interior das bochechas. Sapinhos também é comum em pessoas com HIV / AIDS.
A leucoplasia não costuma causar danos permanentes aos tecidos da boca . No entanto , o câncer bucal é uma complicação potencialmente grave da leucoplasia . Os cânceres orais muitas vezes formam perto manchas leucoplasia , e as próprias manchas podem apresentar alterações cancerosas. Mesmo depois de manchas leucoplasia são removidos, o risco de câncer bucal permanece elevada . ...